Mergulhos...

sexta-feira, abril 07, 2006

S. Tomé

Como repararam no texto correspondente à Viagem a S. Tomé, as férias não foram exactamente como esperávamos. E o mergulho não foi excepção. Águas limpas, quentes, que convidavam a imersão prolongada e relaxante, ainda que com o mar a bater em vagas de 2m, para não nos esquecermos que estávamos no meio do Oceano.
Mas a vida marinha detectada "under", ficou aquém das (nossas) expectativas. Depois de ter conhecido Cabo Verde, esperávamos, pelo menos, igualdade na diversidade e quantidade da flora e fauna subaquáticas. Mas assim não foi. O fundo é rochoso mas com muita areia e, pelo que nos explicaram, as águas são transparentes pela falta de plâncton e outros alimentos, que naturalmente não suportam o ciclo de vida esperado. Contrariamente ao Príncipe, onde não fomos, desta vez. S. Tomé é um destino de mergulho a não repetir. Ele há tantos outros por aí e bem melhores seguramente. Até esses mergulhos, fica este registo e a saudade de mergulhar, actividade que agora estou proibido de fazer... mas não por muito mais tempo, espero.
Aqui ficam algumas fotos. Faltou uma Tartaruga que viu a Paula e um veleiro que vimos fora de água, apanhado numa canoa de um pescador.
Até lá.