Mergulhos...

quinta-feira, janeiro 13, 2011

Maurícias

Ao fim de uns anitos, e com dois juniores na família, lá conseguimos fazer mais deste hobbie que adoramos.
Um hotel agradável, os avós a tomarem conta dos pequenos nas manhãs de mergulho e a Paulinha a fazer o "advanced".


A escola, OK, pessoal porreiro como sempre encontrei nestes locais, mas os mergulhos "comerciais". Ali perto para serem rapidos, sem preocupações se mais longe, poderia haver melhor. E quase todos aceitáveis, mas um local, um deles, realmente fantástico.
Fomos lá duas vezes: a primeira em grupo e a segunda, eu a Paulinha, o DMaster e os "nativos" abaixo nos filmes. Já lá volto.

Dos outros spots, ok, engraçados. Peixes tropicais, pouca corrente, visibilidade aceitável (menor que a esperada para o Índico). Um dia fantástico com a Paula com um "puffer fish" na mão, outro dia diferente a acabarmos rodeados de alforrecas, felizmente pouco "picantes". E outro a ver a união dos pequeninos para se defenderem.
E do especial, St Jaques: o primeiro mergulho, com mais companhia, alguma corrente e uns tubarões aqui e ali a fugirem rapidamente. A fotografia nem se vê à excepção de um contorno mais longínquo (e já prometi trocar a maquina já com 7 anos, para uma próxima actividade subaquatica).
O segundo mergulho: entrámos a uns 7m muito calmos, ainda por cima do atol (o mergulho faz-se na zona de saída para o mar aberto). Quando chegamos ao local de "entrada", começamos a baixar para os 12-15m no meio do coral e literalmente arrastados pela corrente; parar era impossível, mesmo no meio da ravina; era descer e "desviar" dos obstaculos, levados por aquela corrente quente e forte (o DMaster já nos tinha dito que este mergulho iria ser uma "roller-coaster").Acreditem que só me lembrava da música do apocalipse now, no assalto dos helicópteros (sim, o filme é muito mais antigo que eu, mas ainda o vi :).
Quando chegámos acima, extasiados com o mergulho, a Paulinha só me dizia que aquela entrada parecia um jogo de computador a desviarmo-nos das formações rochosas pejadas de corais.
Quando acalmou a descida, chegámos a um plateau onde ficámos uns 5 minutos, 20m, com as vistas que aqui partilho. DO MLEHOR QUE JÁ FIZ. Curiosos, vinham relativamente perto e eram uns 10, entre grey reef's e white tip's, acompanhados por umas 5 eagle rays. LOUCURA.
Depois foram embora, e continuámos o mergulho. Mais uns 10 min e apareceu por cima, a uns 10m, um Bull. Só para a despedida.
Apesar de termos mais dias para o fazer, decidi fechar com este. Dificilmente iria superá-lo.